
O vereador Diogo Frizzo protocolou no dia 26 de fevereiro, junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), um ofício solicitando providências para o fortalecimento do atendimento no Posto de Identificação de Maracaju.
No documento, o parlamentar pediu o envio de uma nova Estação Online de Captura (EOC), além do aumento do efetivo de peritos papiloscopistas. A medida tem como objetivo ampliar a capacidade de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e reduzir a espera da população que necessita do documento.
Crescente demanda exige reforço imediato
A crescente procura pelo serviço decorre da implantação da nova CIN – Carteira de Identidade Nacional, que é unificada com a Receita Federal tornando um documento unico em todo o país e passou a ser obrigatória. Essa mudança inevitavelmente trouxe aumento significativo da demanda, exigindo a ampliação e modernização dos serviços de identificação.
Frizzo destacou que o documento de identidade é uma das principais demandas sociais ligadas à segurança pública, sendo indispensável para o exercício da cidadania, acesso a direitos e também para a proteção contra fraudes.
“É fundamental que a população de Maracaju tenha acesso facilitado à emissão da nova identidade. Com mais equipamentos e profissionais, o atendimento se torna mais ágil e eficiente, garantindo dignidade e praticidade para todos”, ressaltou o vereador.
Pedido já resultou em melhorias
A solicitação já trouxe resultados práticos: o posto de identificação de Maracaju passou de 300 para 600 agendamentos mensal, dobrando a capacidade de atendimento. Esse avanço representa um alívio imediato para a população, mas ainda não supre totalmente a crescente demanda.
O vereador reforçou que seguirá acompanhando o tema e cobrando para que o município receba mais uma estação de captura, assegurando assim maior agilidade e qualidade no serviço prestado à população.
MAIS INFORMAÇÕES – WHATSAPP GABINETE
