Fé e Esperança

Mais um ano está chegando ao fim e um novo já bate à porta e, nessa época, principalmente, sempre acabamos fazendo algumas reflexões:

Como foi este ano que está acabando? Foi bom? Na média? Péssimo? Quais foram os momentos mais marcantes? Quais foram os desafios? As perdas? As conquistas? Como você chegou até aqui? Frustrado? Cansado? Desiludido? Ou alegre? Realizado? Grato?

A grande verdade é que cada um de nós teria algo a contar e a dizer sobre essas perguntas, porque a vida é feita de ciclos e cada pessoa, na sua particularidade, ainda que inserida na mesma família, contexto social, político ou religioso, teve experiências e vivências únicas durante esse ano e possui uma visão própria sobre os seus acontecimentos.

A Bíblia Sagrada já nos advertiu, em Mateus 5:45, que “Deus envia o sol e a chuva para todos, bons e maus”. E em João 16:33 lemos que “neste mundo teremos aflições”. Então, diante dessas verdades, como podemos guardar nossa fé e renovar nossa esperança?

A Palavra do Senhor, manual de fé e prática de todo cristão, também tem essa resposta: “Lançando sobre Ele, Jesus Cristo, toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós.” (I Pedro 5:7)

Sim, a única maneira de guardarmos a fé e não desanimarmos diante das adversidades da vida é olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

Que neste mês em que celebramos o Natal, o nascimento do Salvador, ao nos reunirmos com nossos familiares e amigos para celebrar, partilhar a ceia e até mesmo trocar presentes, possamos lembrar do motivo pelo qual Jesus, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, veio ao mundo numa simples manjedoura, cresceu como homem, morreu e ressuscitou ao terceiro dia. Que possamos lembrar que todos somos pecadores e que o pecado nos separa da comunhão com Deus. Mas que também possamos lembrar que agora somos reconciliados pelo sangue de Jesus, a saber, todo aquele que se arrepende e declara Cristo como seu único e suficiente Salvador.

Que possamos nos alegrar nessa esperança de uma vida terrena abençoada e guardada por Ele, mesmo que na tempestade, na luta, na aflição, na escassez ou seja qual for a situação, e que possamos esperar com fé a vida eterna que Ele prometeu a todo aquele que nele crê.

Que possamos deixar a estrela de Jesus brilhar, não apenas no topo de nossas árvores e presépios, mas em nós, em nossa vida, em nossas atitudes e em nossa casa. Que possamos terminar o ano de 2025 com alegria porque, embora a vida pareça uma grande montanha-russa, cheia de altos e baixos, podemos aprender, com a ajuda e a companhia do Espírito Santo, a permanecer confiantes “nas descidas” e a aproveitar “as subidas”, já que essa dinâmica sempre fará parte de nossas vidas aqui.

Que possamos ser gratos por tudo o que passou, lembrando que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28) e, assim, começar o novo ano cheios de esperança e fé no que há de vir, porque Jesus estará conosco sempre.

Nosso maior presente de Natal é descobrir e provar da verdadeira paz e do contentamento que só podemos encontrar em Jesus. Só nele podemos esperar um excelente Natal e um Ano Novo cheio de fé e esperança.

(Fabhy Theisen)

Fabhy Theisen, tenho 44 anos, sou cristã, casada com o Vianei, (proprietário da Agro Soluções)
•⁠ Mãe de 3 filhos: Carolina, Gabriel e Raquel.
•⁠ Formada em pedagogia (UEMS)
•⁠ Jornalismo(UNIGRAN)
•⁠ Curso básico em Teologia (Seminário Martin Bucer)
•⁠ Pós graduação em Gestão Empresarial (UCDB).
•⁠ Do lar por opção a mais de 10 anos e serva de Cristo no ministério de música.

 

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *